22
09
2016

Sementes de Linhaça, por uma alimentação mais saudável!

Por maiafit 0

Para se ter uma alimentação saudável é extremamente importante analisar os alimentos que se consome, a quantidade e qualidade dos nutrientes que os constituem, e em que proporções se devem comer. Um dos alimentos que tem vindo a ganhar dimensões de grande relevo na dieta da população são as sementes de linhaça, talvez devido aos seus extraordinários benefícios à saúde, ou pura e simplesmente pelo seu delicioso sabor e textura. Extremamente rica em fibras e nutrientes, tais como o ômega 3, vitamina A, E e quase todo o complexo B, potássio, magnésio, ferro, manganês, entre muitas outras, estas sementes são consideradas um alimento funcional devido às suas enormes potencialidades.

Utilizada nos mais variados pratos, seja misturado com cereais ou batidos, ou utilizado para confecionar pratos de carne ou saladas, as sementes de linhaça são cada vez mais sinónimo de uma vida saudável. Porém, existem sempre algumas dúvidas que persistem, quer dizer muitas vezes não são dúvidas concretas, mas antes alguns pormenores que nos escaparam por mera falta de informação. Para não ser afetado por esta falha, iremos revelar-lhe algumas das potencialidades e benefícios das sementes de linhaça para a sua saúde e bem-estar, de modo a que a inclua definitivamente no seu cardápio.

 

Benefícios do óleo de coco virgem

Promove a perda de peso – Por serem extremamente ricas em ômega 3, as sementes de linhaça ajudam a manter o metabolismo equilibrado, e geram energia para o manter ativo durante todo o dia. Para além disso, estas sementes contém grandes quantidades de vitaminas do complexo B, potássio, magnésio e zinco, excelentes componentes para quem procura perder peso.

 

Reduz os níveis de “mau” colesterol – Para além de a linhaça ser um excelente aliado no combate contra o “mau” colesterol (LDL), ajuda ao mesmo tempo a aumenta os níveis do “bom” colesterol (HDL) e, ainda mantêm a pressão arterial regulada e previne as doenças cardíacas.

 

Protege contra as doenças cardíacas – O mesmo ômega 3 que o ajuda a perder peso, também reduz a acumulação de gordura e inflamação das artérias, prevenindo os coágulos arteriais que provocam ataques cardíacos e derrames. Incluir uma quantidade de linhaça razoável na sua dieta ajuda-o a manter um coração saudável.

 

Estabiliza os níveis de glicose – O ácido alfa linolênico (ácido essencial no ômega 3) e as fibras presentes nestas sementes são um excelente catalisador, que, para além de equilibrar os níveis de açúcar no sangue em pessoas que sofrem de diabetes tipo II, melhoram também a sensibilidade à insulina em pessoas com intolerância à glicose.

 

Ajuda-o na digestão – Como possui um alto teor de fibras solúveis, estas sementes ajudam a promover uma digestão saudável e previnem o aparecimento de cancro do cólon. Outra vantagem destas fibras é que auxilia no processo de desintoxicação, um processo imprescindível para combater a sensação de fadiga e a inflamação crónica.

 

Ajuda a manter uma pele saudável – Devido às elevadas propriedades anti-inflamatórias, a linhaça auxilia na manutenção de uma pele bonita, bem tratada e equilibrada. Para além disso, as elevadas quantidades de ômega 3 permitem reduzir o risco de algumas doenças crônicas da pele, nomeadamente rosácea, acne, alergias, queimaduras solares, e até mesmo o cancro da pele.

 

Promove um cabelo saudável – Por um lado a vitamina E presente na linhaça ajuda a “alimentar” de forma adequada as raízes e folículos capilares, por outro lado o ômega 3 fortalece os cabelos quebradiços e enfraquecidos, evita a descamação e previne a queda de cabelo, nutrindo os seus fios para eles ficarem mais fortes e saudáveis.

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