20
04
2017

Protocolo de Recuperação Pós Provas de Resistência – Guidelines

Por maiafit 0

REGRAS PÓS-COMPETIÇÃO

Objetivos:

1. Ativar os mecanismos de recuperação o mais rápido possível;

2. Evitar episódios de lesões;

3. Elevar a tolerância ao sofrimento;

4. Preparar futuras competições;

5. Elevar a condição física;

Procedimentos:

1 – Após finalizar a prova, estar em movimento constante (andar) entre 10 a 15 minutos.

2- Após a caminhada e a diminuição da FC, comer e beber tranquilamente. Caso seja difícil a ingestão de alimentos sólidos, primeiro ingerir líquidos. Optar por líquidos que hidratem rapidamente (Água, bebida isotónicas, Sumo de Beterraba), alimentos ricos em Hidratos de Carbono (1g por Kg corporal). Se a prova durar mais de 4 horas deve ser 8 a 12g/Kg) e proteína (20 a 25g ou 10g de proteína – suplementos). Não ingerir açúcares.

3- Colocar as pernas em plano elevado, para facilitar o retorno venoso. (10 a 15 minutos).

4- Usar meias de compressão nas primeiras 3 horas posteriores à prova.

5- Em caso de viagem posterior, realizar breves pausas e caminhar pelo menos durante 5 minutos.

6- Dormir “ Bem”.

Primeiras 24 horas pós prova:

1- Alimentação adequada (Nutricionista)

2- Sempre Hidratado

3- Treino Suave e com menos impacto possível (±60 a 65% Fcmáx.)

4- Banhos de imersão- Pernas – Água Fria (10-15 minutos)

5- Nos 3 dias posteriores à prova andar entre 3 a 4 horas com meias de compressão.

6- Dormir “Bem”.

 

 

Obs: As indicações são realizadas em base de artigos científicos provenientes de diferentes “peer review journals”. São indicações específicas, não podendo ser generalizadas.

Duarte Neto

https://www.facebook.com/duartenetopt/