22
09
2016

Mitos do Metabolismo

Por maiafit 2

Existe cada vez mais informação, à distância de um simples click, sobre saúde, nutrição e exercício físico. Apesar de essa informação ser maioritariamente plausível, ainda existem várias premissas que nos deixam confusos, sem sabermos no que acreditar e que plano seguir.

Uma das temáticas que mais mitos origina é o metabolismo e a forma como ajuda a perder peso. Para além de ser extremamente importante para queimarmos calorias ao longo do dia, sem o metabolismo dificilmente teríamos energia suficiente para sairmos de casa de manhã. Mesmo tendo vários benefícios, ainda existe quem lhe atribua as culpas por ganhar peso extra.

Para o ajudarmos de vez a acabar com todas as dúvidas que possam existir, vamos clarificar alguns dos mitos que enevoam o metabolismo.

 

Pessoas mais magras têm um metabolismo mais rápido

Mentira. Na realidade o metabolismo não está relacionado com o tamanho do nosso corpo, não é por sermos mais magros que o nosso metabolismo é necessariamente mais rápido. É a quantidade de massa muscular, que vai influenciar o número de calorias queimadas ao longo de todo o dia. Por exemplo, quando comparadas duas pessoas com o mesmo peso, aquela que por norma tem um metabolismo mais rápido é a que tem os músculos mais desenvolvidos.

 

Fazer pelo menos seis refeições por dia

Mentira. Existe quem pense que quantas mais refeições se fizer durante o dia, maior vai ser o peso perdido. Contudo este pensamento não é verdadeiro, pois na realidade o que importa realmente não é a frequência com que comemos, mas sim o número total ingerido de calorias, fibras, proteínas e nutrientes.

 

Comer hidratos de carbono antes de dormir faz engordar

Mentira. Foram realizados estudos que comprovam, que se os indivíduos comerem hidratos de carbono à noite perdem mais massa gorda e sentem-se mais saciados, do que aqueles que ingerem hidratos durante o dia. A qualidade e o conteúdo alimentar, assim como o seu gasto energético também influenciam a forma como o nosso organismo armazena os nutrientes.

 

Não é possível controlar o nosso metabolismo

Mentira. Existem vários fatores que podemos manipular a nosso favor, de forma a termos um maior controle sobre o nosso metabolismo. A construção muscular através do levantamento de pesos, uma dieta saudável e equilibrada regada pelo consumo de proteínas, uma boa noite de sono, a ingestão de bastante água e um belo café fazem milagres para o crescimento do nosso metabolismo.

 

Quando envelhecemos não há forma de acelerar o metabolismo

Mentira. É verdade que por volta dos 40 anos de idade o nosso metabolismo começa a ter algumas quebras, mas este fenómeno é perfeitamente normal, pois passa a existir uma desaceleração das células e uma redução da massa muscular. Apesar disso é perfeitamente possível contornar esta situação, basta continuar a manter uma vida saudável, com treino com pesos à mistura e o seu metabolismo vai continuar ativo.

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